Slideshow

2 de set. de 2010

Tutorial básico de Lineart no PS - I

Olá pessoal! Devido a pedidos estou disponibilizando esse tutorial básico e simples sobre inicialização em desenho digital. Irei explicar fundamentos básicos para quem realmente sabe muito pouco, ou nunca criou linearts e colorações digitais. Antes de começar lembre-se: tutorias estão a disponibilização para guia-los inicialmente, instigando vocês, desenhistas, a desenvolverem suas próprias tecnicas, ou até mesmo aprimorar trabalhos já estabelecidos. =)

1º Passo: Pegue uma folha A4, ou qualquer outra, e faça seu rascunho de como quer o desenho, não tenha medo de errar, rabisque até achar que está ótima as proporções, expressões e composição. NOTA: Para quem já está satisfeito com o seu traço, abra um documento em branco no PS e rabisque diretamente. Abra o Photoshop (no caso, o meu é o CS3 em português) e scaneie o desenho de 300-600 DPI, quanto mais alto o DPI melhor de trabalhar sobre a figura, pois quando finalizar terá que diminuir o tamanho do arquivo, e nisso desaparecerá errinhos normais que acontecem durante o processo.

2º Passo: Agora começa a ficar legal as coisas! =D Após scaneado, o desenho estará num aspecto estranho, algumas linhas fracas e outras mais fortes, mas não se incomode. Crie uma nova camada em Camada>Nova>Camada ou simplesmente CTRL+SHIFT+N, nomeie para “Base”, selecione a ferramente “Balde” pintando-a de branco. Agora duplique a camada “Plano de Fundo” renomeando-a para “Rascunho”, arraste deixando a cima da camada base.

3º Passo: Oculte a primeira camada “Plano de Fundo”, crie uma nova camada CTRL+SHIFT+N, nomeie para “Lineart” (linha de arte). Como o nome diz, é nessa camada em que criaremos a linha do nosso desenho.

4º Passo: Tudo está como a imagem a cima? Certo! Vamos criar a nossa lineart, vá na ferramenta pincel e selecione o pincel chamado “Circulo sólido 13 px”. Caso não achar, aperte F5 e aparecerá o painel de controle dos pincéis, lá certifique-se também se as caixas “Dinâmica de forma e Suavidade” estão selecionadas.


Nota: Aqui usaremos o pincel tamanho 13 porque foi scaneado em 600 DPI, agora se você scaneou em 300, use o mesmo pincel só que menor, OK?

5º Passo: Selecione a cor que você deseja criar a linha de arte, no meu caso eu usei um cinza bem escuro, quase preto, é a cor que eu gosto de trabalhar. Na camada rascunho diminua a opacidade para 70% ou menos, isso vai depender de você. Clique na camada lineart e comece a contornar sobre o rascunho, com o pincel bem ajustado facilmente você conseguira criar efeitos de volume e espessura.

6º Passo: Vá desenhando calmamente, lembre-se de fazer pressão com a caneta nos lugares que você julga estratégicos, isso deixa o desenho vivo e não aquela coisa morbida e chapada. Tenha paciência e termine tudo caprichadamente, os riscos não precisam ser perfeitos em espessura e em angulos retos. Feito isso está pronta a nossa lineart =) No proximo tutorial ensinarei um dos meios de coloração que julgo mais fácil para iniciantes.

Nota: Para você que não quer colorir e deixar somente na lineart, exclua todas as camadas e deixe somente “Base” e a “Lineart”, achate as duas camadas, vá em Imagem>Tamanho da imagem, e ajuste para o tamanho desejado, eu pelo menos salvo tudo em 1200 px ou menos, e como disse anteriormente pequenas errinhos são corrigidos com a diminuição da imagem. O resultado final será bastante satisfatório.


2 comentários:

  1. Darling, vale frizar sobre o tamanho do arquivo, que se for um arquivo de impressão, se colore ele grandão mesmo. Eu geralmente pinto ele enorme (lá pelos seus 3000+ px) e depois, na hora de mandar pros sites que eu diminuo. (a regra do "depois que diminuir vai ficar satisfatório" continua, tá? husahushua!)

    ResponderExcluir
  2. Eu sei XD Mas não estou abrangendo impressão, não nesse post. Vou fazer um texto somente com explicações para impressão e calibradores e coisas do genero ;D Aqui é só pra lineart, para iniciantes.

    ResponderExcluir